Planejamento

Construção à frente, atrasos esperados

É difícil terminar um Projeto de Construção sem várias mudanças em seu cronograma original. Gerenciar o projeto para terminar no prazo e dentro do orçamento não é uma tarefa fácil.

Consequentemente, muitos projetos acabam em litígio.

Normalmente, as partes do projeto se reúnem mensalmente para discutir o andamento do projeto sem saber quem é o responsável pelo atraso do projeto.

Considerar atraso com aceleração aumenta o potencial de litígio porque o proprietário pode direcionar o contrato para acelerar um projeto que foi atrasado pelo contratante e pelo proprietário. Em tal situação, o proprietário pode se recusar a pagar o custo de aceleração alegando que o contratante participou do atraso do projeto. Por outro lado, o contratante pode argumentar que o proprietário causou atrasos e também participou do atraso total do projeto.

Devido às dificuldades em analisar o atraso, a maioria dos projetos mantém a questão da análise do atraso sem solução até o final do projeto. Nesse momento, analisar o atraso se torna mais difícil devido às dificuldades em obter informações dos documentos do projeto.

O método mais comumente usado é a Análise de Impacto de Tempo. Todos os métodos usam o caminho crítico, exceto o método impactado conforme planejado, que é baseado principalmente no cronograma de linha de base conforme planejado.

FONTE: AACE 29R-03 – ANÁLISE DE CRONOGRAMA FORENSE

Entretanto, o método de impacto temporal não poderá ser usado a menos que um programa adequado tenha sido preparado, aceito e atualizado.

É bastante surpreendente que a maioria dos contratos, mesmo os contratos padrão, não forneçam instruções sobre qual metodologia usar, embora tratem da questão do tempo em detalhes.

Aborde as seguintes questões:

  • Atraso no projeto: quantifique-o, avalie sua causa e determine o efeito geral no atraso total.

  • Entenda as responsabilidades: Atrasos compensáveis ​​e justificáveis ​​causados ​​pelo proprietário. Atrasos não compensáveis ​​e justificáveis ​​causados ​​pelo contratante ou Atrasos não compensáveis ​​causados ​​pelo contratante.

  • Verifique a alocação de flutuação e flutuação total e o caminho crítico.

  • Siga uma abordagem sistemática que pode ser programada e combinada com a atualização do cronograma do CPM.

  • Verifique cada contrato.

Os caminhos críticos podem mudar durante o tempo da janela, alterando assim o cálculo do atraso do projeto.

Além disso, durante o curso do projeto, as ações de vários participantes do projeto alteram continuamente os fluxos de atividades não críticas e, portanto, afetam a flexibilidade de alocação de recursos disponível para as empresas de construção.

O fluxo de atividade é um ativo, o equivalente a dinheiro, mas os métodos atuais não levam esse fato em consideração.

Mais informações ↓

The value of a capital programme can be destroyed due to operational readiness failures (en)

O valor da prontidão operacional num programa de capital (pt)